sábado, 15 de setembro de 2012

Soldados Rumo ao fronte: os bélgas
Vers les soldats du front: Les Belges
Gegen die Stirn Soldiers: Die Belgier
Tegen het voorhoofd Soldiers: De Belgen


Tropas Belgas aguardam para atacar


A Neutralidade

   
     Em 1 de Agosto de 1914, o Kaiser Guilherme II da Alemanha envia uma carta ao rei Alberto I da Bélgica, pedindo um favor: que deixe as tropas alemãs cruzarem o território belga, para assim surpreender os franceses numa invasão surpresa pelo nordeste (Plano Schlieffen-1906) do país, no qual a Bélgica não sofreria qualquer dano material ou pessoal.
       O rei Alberto I após ser a carta, teria dito: 
     -"Quem ele pensa que eu sou para deixar seus exércitos passarem? A Bélgica não é um simples quintal ou jardim, no qual todos podem andar nele livremente. Eu governo uma nação, e não uma estarda!".
       Mas o porque desta atitude por parte de Alberto i, sendo que o Kaiser apenas lhe pediu este pequeno favor?
       Em 1830 ocorria na Bélgica uma revolução contra o domínio holandês, que por acaso tentava impor o idioma neerlandês como oficial e a orientação da igreja protestante no ensino entre os belgas. Uma insurreição em Bruxelas levou a conquista da Independência da Bélgica, que foi reconhecida na Conferência de Londres em 1831, porem  os Países Baixos somente reconheceram a sua independência em 1839, após frustradas tentativas de invasão.
        Mas o que a independência da Bélgica tem haver com a neutralidade de 1914?
    Na Conferência de Londres, os belgas não só assinaram a sua liberdade por parte do domínio neerlandês, mas também deixavam claro a neutralidade de seu futuro país, em caso houvesse uma guerra. Os belgas não lutariam nem num lado, e nem no outro, somente lutariam em caso de invasão e desrespeito a neutralidade. Embora a Bélgica faça fronteira entre duas nações rivais, ou seja a França e Alemanha, nunca apoiou uma e nem outra, este sempre neutra desde 1830.

Desrespeito á neutralidade

 
    Sem haver uma resposta positiva por parte do rei belga, o Kaiser ordenou que suas tropas se concentrassem nas regiões de Alsácia, Lorena e a fronteira com a Bélgica ,e que lá aguardassem, pois se não houvesse resposta até o tempo determinado (2 dias), não haveria reconhecimento de neutralidade por parte da Bélgica, mas sim de aliança com os franceses.
      Aguardaram até o dia 3 de Agosto, que sem haver uma resposta por parte de Alberto I, foi dada a ordem de invasão (por parte dos alemães) em solo belga, quebrando uma neutralidade que durou aproximadamente 84 anos.

O Plano Schlieffen em 1905, no qual os alemães
pretendiam invadir a França pelo nordeste, cruzando o território
neutro da bélgica

Resistência dos belgas

     
        Embora saibamos mais sofre as ações dos soldados alemães, franceses e ingleses na Primeira Guerra Mundial, foram os belgas o primeiro obstaculo encontrado na guerra. O Kaiser achava que as forças belgas caíssem facilmente perante o numerosos e indestrutível exercito alemão que agora invadia o seu território.
        Os belgas utilizaram diversos métodos para impedir as ações do invasor, como por exemplo lutaram em barricadas nas ruas das cidades, fizeram as primeiras trincheiras a serem utilizadas na guerra, desviaram curso de rios para evitar a passagem do inimigo em meio a água e lama, e um dos obstáculos mais difíceis já encontrados pelos alemães na Bélgica: os 25 fortes na região da Antuérpia.
       O cerco a Antuérpia durou de 25 de agosto á 10 de Outubro, no qual o exercito imperial alemão somente conseguiram furar as defesas belgas, graças aos obuses de 42 cm "Big Bertha" da Alemanha, e aos obuses de 30,5 cm dos austríacos (pegos emprestados).

O Forte La Chartreuse, serviu de quartel general para os belgas em 1914,
porem a queda da Bélgica permitiu aos alemães o seu controle até 1918.

A força belga e seus soldados

       
        Embora a resistência fosse heroica por parte dos soldados belgas, que resistiram contra os alemães a tempo suficiente dos exércitos franceses e britânicos se organizarem, as tropas belgas eram consideradas antiquadas não pelo método de luta, mas em questão de uniformes, divisão do exercito e armas.
         Enquanto os alemães mobilizavam suas tropas através de trens, carroças e até mesmo caminhões (os primeiros a serem utilizados para fins militares), os belgas mobilizaram-se em marcha a pé, no qual equipamentos como metralhadoras eram puxadas por cães, e muitos de seus canhões se locomoviam através da força humana. Mas o que colocou os belgas á frente das demais nações, foi a utilização do primeiro carro blindado do mundo: o Carro Blindado Minerva, que entrou em ação em 1914 contra os alemães, cujo armamento era uma metralhadora Hotchkiss de 8 mm.
         Um dos problemas era algumas divisões militares de caráter antigo ,como é o caso do uso extremo da cavalaria (lanceiros, orientadores, caçadores), grupos de carabineiros (século XIX) ,etc. Mas o que mais prejudicou os belgas foi os uniformes militares, com a sua coloração azul escura (mais do que a utilizada pelos franceses)e chapéus característicos do século XIX.
       Entre 1914 e 1915, a Bélgica seria totalmente conquistada pelos alemães, levando o rei Alberto I a criar um governo de resistência exilado em Paris e Londres, incentivando a liberdade da Bélgica, aos soldados belgas que conseguiram fugir para a França, Inglaterra ou Holanda. A partir dai seus uniformes assumiriam características á dos franceses entre 1916 á 1918, porem com cor marrom para melhor camuflagem perante o inimigos. Mas estes detalhes veremos mais adiante................

Característica dos soldados belgas em 1914




























Para saber mais, entre no site:
http://www.grandesguerras.com.br/cronologia/relacao01.php?ev_id=570&guerra=1

Livro: Men at Arms series: The Belgian Army in World War I
Escrito por Ronald Pawly & Pierre Lierneux
Ilustrações de Pierre Lierneux

Nenhum comentário:

Postar um comentário